Comunicado: a Maria Helena juntamente com 17 membros da sua família vão ser desalojados!

Comunicado: Onde é que a Filipa e a sua família vão morar?!
Março 14, 2019
6 de Abril: contra os despejos e as rendas exorbitantes que varrem a Europa.
Abril 6, 2019
Mostrar tudo

Fotografia: Gonçalo Fonseca

SOLIDARIEDADE E RESISTÊNCIA PRECISAM-SE!

A Maria Helena Fernandez é moradora no Bairro 6 de Maio desde sempre. Recebeu hoje uma notificação da câmara da Amadora para abandonar a casa porque esta vai ser demolida a qualquer momento. Pode ser despejada esta semana.

A Helena e o Juan têm filhos e netos a viver com eles, assim como outros familiares e até vizinhos, desalojados no processo de demolição do bairro. São 18 pessoas no total (9 menores) que ficarão sem abrigo quando a casa for demolida.

Foi com esforço que o piso de cobertura da casa da mãe da Helena foi tornado habitável para residência da família. Aí criou os filhos e albergou sobrinhos e vizinhos desalojados.

Estas pessoas ficarão verdadeiramente sem-abrigo, ironicamente produzidos por um programa de realojamento. A presidente da câmara municipal da amadora, deputados da AR e o governo estão informados.
Mas ninguém apresenta uma solução.

A questão é: o Estado português, que consagra na sua constituição o direito à habitação pode activamente atirar pessoas e famílias sem recursos para a rua, destruindo-lhes a casa onde vivem, sem lhes conceder alternativas de habitação? Nós achamos que NÃO! Não aceitamos viver numa sociedade que trata assim os seus.
Todos e todas têm que ter direito uma habitação!